Sobre o idealizador do LETIONARE

Resumo: professor de matemática aplicada, investidor e planejador financeiro. Doutor e mestre em engenharia civil (otimização evolucionária), MBA em Finanças e Private Banking, especialista em EAD, Licenciado em Matemática. Autor de livros técnicos em Estatística e em Otimização Evolucionária, além de artigos em revistas especializadas, autor de romances, crônicas, contos e poemas.  Desenvolveu softwares para desktop e smartfone. Leciona no nível superior há mais de 20 anos.

Marcos Pinnto, idealizador do LETIONARE, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, Brasil.

Graduou-se no curso de Licenciatura em Matemática, passando a lecionar no ensino superior no ano seguinte de sua colação de grau.

No mestrado em Engenharia Civil, projetou um algoritmo evolutivo híbrido, com base em dois outros algoritmos, um multipopulação e, outro, multiobjetivo. Sua aplicação a um problema de otimização envolvendo a remediação de águas subterrâneas ficou entre os cinco artigos concorrentes  a premiação no XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que aceitou 686 artigos.

Tendo redesenhado o seu algoritmo e lhe dado do nome de MINPEA, no doutorado em Engenharia Civil, aplicou-lhe a outro problema de otimização, desta vez ao projeto econômico de redes de distribuição de água. Entre as redes de distribuição de água trabalhadas, uma tinha mais de 600 trechos, o que justificava o uso de algoritmos evolutivos ao problema, considerando que havia 9 diâmetros de condutos disponíveis e se deveria atender a requisições hidráulicas. Para se ter uma ideia, caso fossem usados métodos determinísticos ao problema, testando uma combinação por nanossegundo, seria preciso mais de 20 séculos para terminar a tarefa.

Mesmo lecionando em uma universidade nos cursos de engenharia, realizou um pós-doutorado em matemática aplicada aos recursos hídricos, tendo seus resultados publicados em uma revista especializada.

A especialização em EaD foi realizada durante o último ano do mestrado, tendo aproveitado a sua experiência como pesquisador em recursos hídricos para escrever sua monografia como a proposição de uma curso de especialização em Recursos Hídricos na modalidade EaD.

Após concluir o mestrado, teve o privilégio de trabalhar como pesquisador na Fundação Cearence de Meteorologia e Recursos Hídricos. Depois desta experiência, retornou à docência na maior universidade da rede privada da cidade, considerada, à época, a melhor universidade privada do norte-nordeste. Foi ao diretor do centro de tecnologia que Marcos Pinnto entregou um plano para mitigar as altas taxas de evasão em cursos como engenharia, plano cujo núcleo você pode ler aqui: Abordagem Topo-Base em Helicoidal Dupla para Cursos de Engenharia. No semestre seguinte à entrega desse plano, Marcos Pinnto decidiu tomar posse em cargo público de professor em uma instituição pública federal, deixando a universidade privada onde lecionara por 6 anos, no meio do ano de 2017.

Para ninguém acusá-lo de omitir seus fracassos, no fim do pós-doutorado, entrou em outra graduação, mas em uma área bem diferente. Era o bacharelado em Cinema e Audiovisual. Lá cursou todas as disciplinas obrigatórias, cursou a carga horária em atividades complementares, cumpriu o estágio obrigatório e defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso, tendo sido aprovado com nota dez. Infelizmente, o curso não pôde ser concluído, tendo entrado para a lista das coisas em que ele fracassou, faltando apenas três disciplinas optativas para cursar.

Já o seu crescente interesse pelo mercado financeiro, a partir de 2016, o levou a leitura de diversos livros sobre investimento na bolsa de valores. Vendo a possibilidade de melhorar suas habilidades financeiras, especialmente as necessárias para sua atuação como investidor, participou de diversos cursos livres sobre gestão financeira e investimentos. Tudo isso o levou a procurar um curso mais completo, onde os professores fossem profissionais respaldados do mercado, que era o caso do MBA em Finanças e Private Banking, pelo Instituto IBMEC de São Paulo, em parceria com a XP Educação.

Sempre foi um excelente gestor dos próprios recursos, o que lhe permitiu investir na sua própria instrução com bastante liberdade, inclusive para aprender novas tecnologias, como as de desenvolvimento para dispositivos móveis.

Apesar de usar novas tecnologias e continuar aprendendo ao longo da vida, a produção de games para smartfones e aplicativos não é novidade para ele, como muitos pensam. Na época em que só havia programas baseados em prompt, ele já fazia alguns jogos que envolviam perguntas e respostas, nos quais o jogador mudava de fase conforme fosse acertando as perguntas.

Retornando as suas atividades de ensino, podemos encontrar uma lista de disciplinas relativamente variadas no ensino superior: Geometria Euclidiana Plana, Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral (do I ao IV), Cálculo Numérico, Estatística e Probabilidade, Matemática Financeira, Estrutura de Dados, Teoria dos Números, Equações Diferenciais Ordinárias.

Seu conhecimento e experiência no campo de finanças e investimentos tem ajudado pessoas a melhorarem suas vidas financeiras, muitas vezes dando novos horizontes a quem estava se sentindo perdido.

Em 2021, Marcos Pinnto desenhou um treinamento chamado Docência 4D, que pretende ajudar docentes iniciantes a desenvolverem, e docentes experientes a melhorarem suas habilidades docentes em 4 dimensões.

Para finalizar esta breve apresentação, listamos os títulos de seus livros técnicos:

Redes de Distribuição de Água - indo além da implantação;

Otimização Evolutiva aplicada à remediação de águas subterrâneas;

Estatística Básica para Quem Não é Especialista;

Manual do Dinheiro (sendo escrito).

Navegue por nossas páginas e compartilhe conhecimento, porque APRENDER É A NOSSA MELHOR HABILIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação é para garantir sua segurança.
Farei isso o mais breve possível. Muito obrigado por comentar.

Qual é a sua estratégia para aprender?

 Olá! É sempre um prestígio a sua visita. Esta publicação tem como objetivo conhecer melhor a estratégia para aprender dos internautas, como...